Professores e TIC.
Os professores vivem em constante evolução, com a integração da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) no processo de ensino aprendizagem, os professores devem estar capacitados e dispostos a aprender sobre essas novas ferramentas da tecnologia.
Os professores podem acompanhar os conteúdos pedagógicos de forma que ajudem na aprendizagem e com o acompanhamento do avanço de cada aluno. Professores devem aprender a dominar e valorizar essa nova cultura de aprendizagem e devem ensinar seus alunos a saber formar sua própria visão de mundo, tendo como objetivo saber identificar informações relevantes e verdadeiras, das que não são verdadeiras iniciando um trabalho que ajude na adaptação á esses novos tempos, trazendo para a sala de aula um ensino que se baseia nas mesmas permissões das redes sociais, jogos estimulando os estudantes a interagirem e buscar o conhecimento de forma natural, instintiva e lúdica.
O ensino que antes era tradicional, perdeu seu espaço para uma nova sociedade da informação, assim sendo, o professor surge com um novo perfil, onde ele passa a entender que seus alunos, através das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), potencializam seu processo de aprendizagem, através de seu uso e interpretação das novas linguagens.
Essas tecnologias jamais substituirão e não irão diminuir seus esforços em busca de se aperfeiçoar mais, apenas trazem novas formas de se chegar ao conhecimento de forma mais interativa, rápida e prazerosa.
Inclusão Digital.
A inclusão digital é a tentativa de garantir que todas as pessoas tenham acesso as tecnologias de informação e comunicação (TIC), principalmente as mais pobres e de menos recursos, que elas possam se integrar a esse novo universo tecnológico, de informações claras e objetivas.
Para ter a Inclusão Digital é preciso ter o conhecimento básico, acesso as redes e os domínios das ferramentas. Uma pessoa incluída nesse universo digital, consegue ganhar tempo e algumas facilidades e obviamente, ocorrerá a inclusão social dessas pessoas.
Hoje, em algumas escolas já existem estes tipos de recursos como como por exemplo, lousas digitais que podem ser usado para passar filmes, conteúdos de pesquisas,documentários e entre outros. As salas de informática também ajudam o professor orientar e acompanhar a aprendizagem de cada aluno.
Através de Softwares específicos os programas de inclusão digital vão buscando ampliar e aprimorar o acesso a tecnologias.
Alfabetização Digital.
A Alfabetização Digital é o preparo e a capacidade de usar as tecnologias de informação e comunicação (TIC) de forma correta, com todas as possibilidades e diferentes formatos. É uma forma de entender como funcionam todos os recursos ( planilhas, processadores de textos, apresentações de slides, comunicadores virtuais, redes sociais.
Compreender como tudo funciona é o primeiro passo para que seu uso aconteça. Os computadores e as redes são elementos importantes para que as pessoas percebam seu potencial e suas possibilidades de desenvolvimento por si mesmos nos processos de autoaprendizagem, capacitando-se individualmente.
Nos dias atuais é cada vez maior o número de crianças e adolescentes que utilizam esses recursos digitais (Celulares, tablets e computadores), muitas vezes, o uso por eles é em navegação em redes sociais, tornando-se um tempo perdido, pois poderiam aprender algo, realizar tarefas.
É essencial a compreensão das tecnologias como elementos que nos permitem o entretenimento e a produtividade em nossos estudos.
Referência
Coll,C; Monereo, C. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação.
Postado por:
Claudineia Rocha Monteiro
Fabiana dos Santos Bastos
Maria Aparecida de Moura e
Sandra Souza Cardoso.